quinta-feira, 2 de julho de 2015

Rota das Emoções: modelo de negócio sustentável para o Ceará, Piauí e Maranhão

Parque Nacional dos Lençóis (MA) integra a rota das Emoções
É fato que as belezas naturais, a rusticidade disfarçada nos modernos hotéis e pousadas e as histórias das pessoas encontradas nas cidades que integram a Rota das Emoções tornam o destino único. Essencial para os visitantes é reservar pelo menos dois dias para cada Estado. O tempo permitirá que o turista aprecie e usufrua da potencialidade de cidades como Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI) e Barreirinhas (MA) e outros municípios que integram o roteiro. 

O projeto do roteiro integrado, coordenado pelas equipes do Sebrae do Ceará, do Piauí e do Maranhão alcançou resultados incríveis e conduz os 14 cidades que integram a Rota das Emoções ao turismo sustentável. Ao envolver a comunidade, o poder público, a iniciativa privada, o produto ofertado é singular e se torna inesquecível para quem faz o percurso. Para o presidente do Conselho deliberativo do Sebrae/MA, Edilson Baldez, além de proporcionar uma experiência única para o turista ao visitar lugares tão paradisíacos, as comunidades são beneficiadas e vivenciam o crescimento econômico e desenvolvimento social.  

Entre os resultados alcançados nestes dez anos em que o Sebrae atua neste território estão a legalização de 80% dos negócios envolvidos no projeto, a ampliação para sete dias da taxa média de permanência dos turistas – mais que o dobro dos três dias registrados anteriormente- e a geração de recursos da ordem de R$ 219 milhões, a partir do fluxo turístico via agências de viagem.  

O projeto é de constante amadurecimento e anualmente, no Salão do Turismo da Rota das Emoções, o público envolvido aproveita para trocar experiências sobre boas práticas de gestão, tematização de pousadas, sustentabilidade e inovação, realizar visitas técnicas, traçar agenda positiva de melhorias. Esse ano, o evento foi realizado em Jericoacoara reuniu cerca de cinco mil visitantes – entre operadores e empresários de várias partes o país, além de capacitar cerca de duas mil pessoas no setor de turismo e fechar R$ 1,5 milhões em rodadas de negócios direcionados para o mercado nacional e principalmente europeu. 

Ceará: descansar e comer bem


            Lagoa do Paraíso e Preá paraísos a desfrutar em Jeri
O trabalho desenvolvido na Rota das Emoções proporciona, por exemplo, ao turista conhecer em Jeri, além das belezas naturais (Lagoa do Paraíso, Pedra Furada, praia do Preá e o fantástico e inesquecível pôr do sol de Jeri assistido de cima da duna entre outras), a história de dona Angelita Bezerra (68 anos), ou simplesmente Tia Angelita, que guarda o segredo da torta de banana mais gostosa de Jericoacoara.  Ela já foi entrevista por diversas revistas nacionais e estrangeiras. 

Da tradicional torta de banana, aos atuais aplicativos que orientam o visitante a programar seu roteiro turístico como é o caso de Vanderley Prado. Ele, há um ano e meio, trocou o interior de São Paulo por Jeri e desenvolveu o livejeri.com. Um aplicativo que disponibiliza informações sobre hospedagens, restaurantes, entretenimento e eventos, desenvolvido como negócio e cuja experiência foi compartilhada no terceiro Salão do Turismo da Rota das Emoções. Vanderley falou sobre sua experiência como empreendedor para uma plateia interessada em desenvolver negócios tendo como suporte a rota. A meta para o empresário paulista instalado em Jeri agora é divulgar intensamente para comercialização de publicidade.

Do aplicativo ao conforto e beleza dos hotéis e pousadas instalados em Jeri e proximidades. Como é o caso do grupo Alchymist Beach Club, um charme localizado a beira da praia da comunidade de Preá e também na lagoa do Paraíso, que mistura o bom gosto italiano com o artesanato local. Há um ano e meio o hotel foi inaugurado e emprega cerca de 100 pessoas em alta temporada. De acordo com o diretor do grupo em Preá, Edson Moreira, os planos são de expansão. “Há projetos para construirmos um hotel em Jeri e estamos fechando parcerias com agências nacionais e internacionais para garantir ocupação o ano todo”. 

Piauí: natureza e artesanato
E opções não faltam na Rota das Emoções. Seguindo para o Piauí (com intensos 66 km de orla), no município de Cajueiro da Praia, em Barra Grande, é encontrada uma das melhores praias do país para a prática do kitesurf somados à beleza exuberante das praias de Cajueiro.    Os hotéis ali instalados apresentam estrutura para os amantes do kite. A pousada Barra Grande Kite Campi (BGK), por exemplo, está voltada também para atender a esse público com  total interação com a comunidade local. A pousada integra o grupo e-group que envolve no conceito de hospitalidade quatro elementos: vento, mar, nativo e poesia. Desde a primeira etapa, a BGK participa do Salão do Turismo e do programa “Excelência em Hotelaria”, criado para difundir as boas e melhores práticas presentes à rota das Emoções. Para o sócio no empreendimento, Ariosto Ibiapina, “priorizar o bem estar em contato respeitoso com a natureza” é essencial para o negócio. 

Do esporte à apreciação da natureza. Afinal de contas, é em Parnaíba um dos acessos para o Delta das Américas. Um santuário ecológico que abriga um ecossistema formado por dunas, mangues e rios. Ao encontrar com o mar, o rio forma o terceiro maior delta em mar aberto do mundo e o primeiro das três Américas. Ainda nesse santuário é possível vê um espetáculo e tanto; a revoada dos guarás (pássaro avermelhado devido a espécie de caranguejo que consome). À tarde, o bando retorna para uma pequena ilha no meio da imensidão do rio para passar a noite. É um cenário de obra de arte; variados pontos vermelhos se destacando na exuberância do verde do manguezal. Ao amanhecer, a revoada é em sentido inverso; rio/manguezal. 

Dona Serrate, artesã que há 30 anos sustenta a família com a produção 

grupo de capoeira mantido com a associação, que existe há 15 anos e negocia diretamente com o cliente

Com uma natureza tão exuberante e rica do Piauí, o homem se beneficia também com a produção artesanal. Na verdade são as mulheres da Associação de Artesãs que tem como presidente dona Serrate Silva. Há 32 anos ela trabalha com artesanato e há 15 estão organizadas por meio de associação e participam de consultoria do Sebrae/PI  em designer do ações de acesso a novos mercados, participação em feiras regionais, e capacitação em gestão cooperativismo. Atualmente a negociação pelos produtos é diretamente com o cliente sem a presença do atravessador, cerca de 25 famílias são beneficiadas. “Nosso trabalho valorizou e muito, negociamos nossos preços sem intermediação”, comemora. Além de sustentar a família, o projeto disponibilizou recurso para outro; o Janela para o Céu que acolhe filhos e netos das artesãs em atividades culturais como a escolinha de capoeira. 

Maranhão: vivências e belezas naturais 
José Maria contando um pouco da vivência na casa de farinha, processo de produção 

Da vivência do artesanato para uma prática centenária em terras maranhenses; a produção da farinha com técnicas indígenas. É outra atratividade da Rota das Emoções na cidade de Barreirinhas, no Maranhão. Para quem opta em fazer o percurso maranhense pelo litoral, pode entrar em Paulino Neves e Tutóia e chegar em Barreirinhas por Caburé, um povoado onde é possível pegar uma voadeira e descer o exuberante rio Preguiças. A parada no farol de Mandacaru e no povoado de Vassouras é certa, pois, a paisagem após subida de mais de 200 degraus é inesquecível e o contato com os macacos de Vassouras também. 

Ainda como atrativo do rio Preguiças, nas comunidades ribeirinhas, essencial é a vivência na casa de farinha. O projeto integra o portfólio do Sebrae/MA no quesito boas práticas de produção. O professor José Maria de maneira didática e objetiva explica o passo a passo da produção da farinha d água, feita a base de mandioca. Até hoje a produção integra a comunidade, pois, é realizada de maneira coletiva. “É um meio das famílias trocarem ideias, informações e repassar a prática para os filhos”, explicou. 

Parque Nacional dos Lençóis, mais de cinco mil lagoas catalogadas

Mas quem pensa que os atrativos do Maranhão terminaram enganou-se! O passeio ao parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é parada obrigatória. São mais de cinco mil lagoas catalogadas. O silencio do lugar (a dica é visitar as lagoas pela manhã) é um convite a reflexão. A melhor época para visitar o santuário é de julho a setembro, quando as lagoas estão cheias. Após esse período corre o risco de secar. Opções não faltam para os passeios e hospedagens. A maioria das pousadas, por exemplo, têm boa estrutura e estão localizadas as margens do rio, proporcionando ao visitante uma praia particular. 

Números da Rota das emoções:
03 Estados Nordestinos - Maranhão, Piauí e Ceará 
14 municípios envolvidos
Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. 
Piauí: São Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. 
Ceará: Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário